O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/SC) realizou operações em Agronômica, Braço do Trombudo e Rio do Sul, em Santa Catarina, em conjunto com o Ministério Público do Paraná. As operações, intituladas Abecedário e Fogo no Parquinho, investigam suspeitas de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e fraude a licitações envolvendo servidores públicos.
Em Guarapuava, no Paraná, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Guarapuava, Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Foz do Iguaçu. Além disso, foram realizadas buscas em São José, Agronômica, Braço do Trombudo e Rio do Sul, em Santa Catarina.
As investigações apontam para a simulação de concorrência em licitações, envolvendo empresas supostamente vinculadas que se apresentavam como concorrentes independentes. Os contratos investigados, que envolvem milhões de reais, referem-se principalmente à manutenção e conservação de prédios públicos municipais, sem especificações claras dos serviços a serem executados.
Mais detalhes sobre os envolvidos e os desdobramentos das operações serão divulgados à medida que as investigações avançarem.