O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina deflagrou nesta terça-feira (25/6) a operação “Sob Encomenda 4”. A ação visa investigar crimes ligados a organizações criminosas, envolvendo advogados e faccionados no sistema prisional de SC e de outros estados. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, sob coordenação da 13ª Promotoria de Justiça de Joinville e do Grupo Especial para Enfrentamento a Facções Criminosas (GEFAC).
A operação teve apoio das Polícias Militar, Civil, Penal, Rodoviária Federal e Bombeiro Militar de Santa Catarina, além do GAECO do MPSP, Polícia Civil e Polícia Militar de São Paulo. As investigações, iniciadas após a Operação “Sob Encomenda I” de agosto de 2021, buscam desmantelar conexões ilícitas entre advogados e criminosos no sistema prisional, conhecidas como “sintonia”.
O GAECO e o GEFAC atuam conjuntamente para identificar, prevenir e reprimir atividades de organizações criminosas, empenhados em casos de alta complexidade e gravidade.