As chuvas intensas que vêm afetando Santa Catarina desde quinta-feira, 11 de julho, resultaram em significativos acumulados de precipitação no Alto Vale do Itajaí. Entre a tarde de quinta e a manhã de sexta-feira, a região registrou médias de 60 a 80 mm, levando o município de Rio do Sul a declarar situação de emergência.
Até o momento, cinco abrigos foram abertos para atender 312 pessoas desalojadas, sem registro de desabrigados. Em outra ocorrência, em São Bento do Sul, um deslizamento causou a abertura de uma cratera na rua Romualdo Quint, que ficou interditada para reparos.
Na sexta-feira, a chuva continuou, embora em menor intensidade, com novos acumulados entre 10 e 30 mm, especialmente no Norte do estado. No entanto, as previsões meteorológicas apontam para uma nova onda de chuvas intensas no fim de semana, devido à formação de um sistema de baixa pressão.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que, a partir da tarde de sábado, 13, a previsão é de chuvas volumosas até a tarde de domingo, 14, com acumulados que podem variar entre 100 e 150 mm nas regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, principalmente em áreas de encosta.
O órgão destaca um alto risco de alagamentos e enxurradas nas áreas mapeadas em laranja e risco moderado nas áreas em amarelo.
Os altos volumes de precipitação elevaram os níveis dos rios na bacia hidrográfica do Itajaí. Municípios como Rio do Sul e Laurentino estão em nível de emergência, enquanto Blumenau, Rio do Oeste e Ibirama estão em alerta. As previsões indicam que a situação pode piorar, especialmente nas bacias dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim.
Figura – Mapa meteorológico Defesa Civil