O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) confirmou a primeira morte devido às fortes chuvas que atingem o estado nesta quinta-feira (17). Um homem de 72 anos, que estava desaparecido desde a quarta-feira após não retornar de um rancho de pesca em Governador Celso Ramos, foi encontrado sem vida no costão da Praia de Caravelas. As buscas foram intensificadas na manhã de hoje e resultaram no achado do corpo.
Entre quinta e sexta-feira, o CBMSC registrou 366 ocorrências em 27 municípios, atendendo um total de 2.007 pessoas. A Grande Florianópolis e o Litoral Norte continuam sendo as regiões mais afetadas pelas chuvas. No litoral norte, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema foram os municípios com maior volume de atendimentos.
O Corpo de Bombeiros está atuando em diferentes frentes, com foco no resgate de vítimas ilhadas e na desobstrução de vias, além de oferecer apoio a outros órgãos. Na região de Balneário Camboriú, onde a chuva diminuiu, as equipes agora concentram esforços na recuperação da cidade.
Dez caminhões auto-tanque foram enviados para as áreas afetadas, especialmente em Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí, para apoio na limpeza e recuperação das cidades. A mobilização envolveu 273 bombeiros, 80 viaturas e 42 embarcações.
O CBMSC alerta a população para os riscos de acidentes, como quedas em telhados danificados, choques elétricos devido a fios expostos e a presença de crateras em ruas alagadas. A atenção também deve ser redobrada em áreas de encostas, onde há risco de deslizamento.
Dentre os resgates realizados, destaque para o resgate de 700 funcionários de uma empresa em Governador Celso Ramos, e o resgate de uma gestante em trabalho de parto, que estava ilhada em Camboriú. Além disso, o Corpo de Bombeiros tem atuado em resgates de animais afetados pelas chuvas.
Fonte: SCC10
Foto: Coredec/Itajaí e redes sociais