O contrato entre a Defesa Civil de Santa Catarina e o Consórcio Rio do Sul para o desassoreamento do Rio Itajaí-Açú chegará ao fim neste domingo (19), sem a conclusão total das obras. O engenheiro responsável, Denilson Sardá, informou que, devido ao tipo de contrato, não haverá renovação ou prorrogação do prazo. Na segunda-feira (20), começará a desmobilização dos equipamentos utilizados nas obras.
A dragagem, iniciada em maio de 2024, abrange um total de 8,2 quilômetros do rio, mas, até o momento, apenas 6 quilômetros foram desassoreados, removendo cerca de 100 mil metros cúbicos de material, o que representa 75% do previsto. Apesar de ainda haver material a ser retirado em algumas áreas, como nas proximidades da Unidavi, o engenheiro destacou que não será possível realizar o trabalho completo devido ao fim do contrato.
O consórcio, formado pelas empresas DP Barros Pavimentação e Construção LTDA e F.F.L. Sinalização e Serviços LTDA, não poderá continuar com a remoção de cascalho e terra no trecho restante, e a Defesa Civil do Estado já anunciou que não há possibilidade de extensão do prazo.
Informações Almir Marques/Radio Mirador
Texto Arthur Hoffmann/Radio Mirador