O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início nesta semana às obras de recuperação do pavimento da BR-470, na Serra da Santa, em Pouso Redondo, região do Alto Vale do Itajaí. Os trabalhos se concentram entre o quilômetro 191 e o quilômetro 195, trazendo impactos para o tráfego local.
As operações na Serra da Santa estão sendo realizadas durante o dia, com a implementação de sistema Pare e Siga e desvios no trânsito para viabilizar a continuidade dos trabalhos. O cronograma seguirá nos próximos dias, sujeito às condições climáticas vigentes.
De acordo com o DNIT, os serviços incluem a remoção de todo o asfalto antigo, a aplicação de uma nova camada asfáltica e a renovação da sinalização. A previsão é que novos trechos na Serra da Santa sejam contemplados ao longo de 2024.
Essa recuperação está sendo executada por meio de um Contrato de Manutenção e Restauração (Crema), que prevê um investimento de R$ 170 milhões na BR-470, desdobrando-se de Indaial até Ponte Alta (do quilômetro 73 ao quilômetro 199). O contrato, firmado em janeiro de 2024, busca ampliar os serviços de manutenção e conservação ao longo da rodovia.
Além das intervenções do Crema, a BR-470 no Alto Vale do Itajaí passa por obras emergenciais devido às chuvas. Trechos em Rio do Sul, Ibirama, Agronômica e Pouso Redondo recebem reforços no solo, construções de muros de gabião, novas contenções e outros serviços para preservar a integridade da via. Nessas áreas, as obras ocorrem fora da pista, com desvios de trânsito devidamente sinalizados.