Entre segunda (16) e terça-feira (17), Santa Catarina enfrentará um período de chuvas intensas, especialmente nas regiões do Grande Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí. A situação, agravada pela passagem de uma frente fria e sistemas de baixa pressão, eleva os riscos de destelhamentos, quedas de árvores, danos à rede elétrica e desastres naturais como alagamentos e deslizamentos.
As tempestades virão acompanhadas de rajadas de vento, raios e possibilidade de queda de granizo. Os acumulados de precipitação podem ser significativos em um curto período, variando de 80 a 150 mm no Grande Oeste e de 70 a 100 mm nos Planaltos e Alto Vale do Itajaí. Em algumas áreas, esses valores podem ser ainda mais elevados.
Há um risco moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. Além disso, os altos volumes de chuva em um curto espaço de tempo podem levar a alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos de terra.
Nas demais regiões, como a Grande Florianópolis, Litoral Sul e Médio e Baixo Vale do Itajaí, os volumes acumulados de chuva variam de 40 a 70 mm, com riscos menores para temporais.