Dois médicos pediatras que atuam no Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, foram afastados temporariamente após a morte de dois bebês em um intervalo de menos de 24 horas na unidade. A decisão foi tomada pela Prefeitura do Município na última terça-feira (13) para permitir uma investigação aprofundada dos fatos.
O primeiro caso envolveu Theo Francisco Neumann, de um ano e nove meses, que foi liberado após uma avaliação médica na quinta-feira (08), mas seu quadro se agravou no sábado (10). Ele foi levado em estado grave ao hospital, onde faleceu na madrugada de domingo (11).
O segundo caso ocorreu com Eliadh Lubke Rosa, de seis meses, que foi atendido no domingo (11) com diarreia e liberado após exames que não indicaram alterações. Mais tarde, no mesmo dia, ele retornou ao hospital com dificuldades respiratórias e faleceu na manhã de segunda-feira (12).
O HMRC informou que os casos não estão relacionados à infecção hospitalar e que todas as medidas necessárias foram tomadas durante os atendimentos. A Prefeitura de Balneário Camboriú lamentou as perdas e assegurou que uma investigação rigorosa está em andamento, com os casos sendo avaliados pela Comissão de Óbitos Materno Infantil do hospital. Se forem encontrados desvios de conduta, os casos serão encaminhados para a Comissão de Ética Médica e para o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC).