O Republicanos de Santa Catarina está sob nova liderança, a direção estadual passou nesta sexta-feira a ser presidida pelo deputado federal Jorge Goetten, anteriormente filiado ao PL.
A nova estrutura da executiva estadual foi cuidadosamente composta para integrar aliados de Goetten, do governador Jorginho Mello, e do deputado estadual Sérgio Motta, que permanece no Republicanos como segundo vice-presidente estadual.
Juca Mello, irmão de Jorginho, foi nomeado como primeiro vice-presidente do Republicanos em Santa Catarina. A composição da nova executiva reflete a divisão de poder entre Goetten, Jorginho e Motta.
Reestruturação do Republicanos
A movimentação para alinhar o Republicanos com o governador Jorginho Mello foi inicialmente divulgada em 4 de junho. Naquele período, o controle do partido em Santa Catarina estava com o ex-governador Carlos Moisés, que comunicou aos colegas de partido, após diálogo com Marcos Pereira, que quaisquer mudanças só ocorreriam após as eleições.
No entanto, em uma nota oficial emitida em 14 de junho, Marcos Pereira confirmou que Jorge Goetten assumiria a liderança do partido no estado. Pereira também afirmou que os acordos eleitorais firmados sob a liderança de Moisés seriam respeitados pela direção nacional e que o novo comando não teria autoridade para interferir nos municípios, sob pena de intervenção.