Após um fim de semana de chuvas intensas, várias cidades do Vale do Itajaí começaram a se recuperar das enchentes que ocorreram no último sábado e domingo. A segunda-feira (20) amanheceu com diversas prefeituras organizando os esforços de recuperação, uma vez que o nível das águas começou a baixar e não há previsão de novas chuvas.
A cidade de Rio do Sul foi a mais afetada, com 483 pessoas desabrigadas, representando 74% dos desabrigados em todo o Estado. O Rio Itajaí-Açu atingiu um pico de 8,97 metros durante o fim de semana, mas o nível já começou a diminuir, chegando a 8,03 metros na manhã desta segunda-feira.
Blumenau também sofreu com as enchentes, especialmente nos bairros Itoupava Norte, Fortaleza e Itoupavazinha, onde as águas chegaram a 8,67 metros. A cidade saiu da situação de enchente na noite de domingo, e as famílias desabrigadas, 16 ao todo, foram acolhidas em abrigos disponibilizados pela prefeitura.
Outras cidades como Taió, Presidente Getúlio, Lontras, Pouso Redondo e Agronômica também enfrentaram alagamentos e deslizamentos de terra. Taió teve 32 desabrigados e 35 desalojados, enquanto Presidente Getúlio abrigou 50 pessoas. Em Lontras, 41 moradores buscaram refúgio em abrigos públicos, e Agronômica teve 27 desabrigados.
A Defesa Civil respondeu a 14 chamados durante o período, a maioria relacionada a deslizamentos de terra, quedas de árvores e alagamentos. Embora os transtornos tenham sido significativos, não houve registro de casos graves ou feridos.
Agora, com a diminuição do nível das águas e a ausência de novas chuvas, as cidades começam a reorganizar suas atividades e ajudar a população a retomar a normalidade.