O governador Jorginho Mello assinou, nesta terça-feira (29), um protocolo de intenções para garantir um investimento significativo em mobilidade urbana no litoral de Santa Catarina. Serão destinados US$ 24 milhões, equivalentes a R$ 136 milhões na cotação atual, para financiar desapropriações, obras de infraestrutura e a implementação de iniciativas do Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (PROMOBIS), que inclui o inédito túnel imerso no Rio Itajaí-Açu, ligando Itajaí a Navegantes.
A obra do túnel, realizada em parceria público-privada (PPP), visa facilitar o deslocamento entre municípios da Foz do Rio Itajaí, como Itajaí, Navegantes e outras cidades da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí). “Este é um projeto que promete transformar a mobilidade no litoral catarinense, tornando o transporte mais rápido, seguro e integrado. A ideia é atrair visitantes e fortalecer as oportunidades de negócios”, destacou o governador Jorginho Mello.
Além do túnel imerso, o PROMOBIS prevê a construção de corredores exclusivos de mobilidade e a criação de um sistema de transporte coletivo 100% elétrico (BRT), buscando maior eficiência no transporte e redução de impactos ambientais. Entre os municípios contemplados, estão Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, e Penha, beneficiando mais de 11 cidades.
O Estado se comprometeu ainda a autorizar a delegação do transporte intermunicipal para o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI) e a apoiar licenciamento e autorizações de obras, visando acelerar o início das operações do PROMOBIS e transformar a região em referência em mobilidade urbana.
Com a previsão de iniciar as obras em breve, o projeto deverá garantir uma infraestrutura moderna para o litoral catarinense, beneficiando moradores, visitantes e o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: Agência de Notícias SECOM