Nirdo Artur Luz, mais conhecido como Pitanta (PL), garantiu seu 12º mandato como vereador de Palhoça, em Santa Catarina, após receber 2.252 votos neste domingo. O parlamentar, que ocupa o cargo desde 1976, soma agora 52 anos consecutivos de atuação, sendo o vereador mais longevo do país, de acordo com a União dos Vereadores do Brasil (UVB). Aos 70 anos, Pitanta segue representando a população da cidade que o elegeu pela primeira vez durante o governo militar, quando ainda se utilizavam cédulas de papel para votar.
Pitanta iniciou sua carreira política pelo partido Arena, sigla de sustentação da ditadura militar, e desde então passou por diversas legendas, sempre conquistando a confiança dos eleitores. Ele viveu o auge de sua popularidade em 1982, quando foi o vereador mais votado de Palhoça, um feito que repetiu em 1988. Atualmente, o parlamentar está filiado ao PL, partido que elegeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, e segue sendo uma figura central na política do município.
Outro nome forte da política municipal, Orvino Coelho de Ávila, que ocupava o posto de vereador mais longevo até 2020, quando se elegeu prefeito de São José (SC), cidade vizinha, viu Pitanta assumir a liderança como o parlamentar municipal mais duradouro do Brasil.
Fonte: O Globo
Foto: TSE/Montagem
Documento do TRE-SC, de 1981, que mostra os vereadores eleitos no município de Palhoça (SC)