Os atendimentos da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Rio do Sul passarão, de forma temporária, para o Hospital Samária a partir das 7h do dia 23 de maio. A mudança acontece devido ao início da primeira grande reforma na unidade desde sua inauguração, em 2016, com previsão de duração de 90 dias.
Conforme o secretário de Saúde de Rio do Sul, Cláudio Azevedo, a transferência é necessária porque a remoção do piso antigo poderá liberar amianto — substância altamente tóxica e cancerígena. “Nós estamos às vésperas de uma grande reforma na UPA, com parceria com a Unidavi, para a gente trocar todo aquele piso. E a gente precisa transferir os serviços da UPA para outro local, porque na retirada daquele piso, aquele piso antigo, ele vai liberar amianto e o amianto é altamente tóxico, diga-se de passagem, cancerígeno. Então a gente precisa tirar o atendimento da UPA e alocar em outro local. E esse local foi oferecido como o Hospital Samária, o qual é o local que vai atender a nossa demanda”, disse Cláudio.
Durante as obras, o Hospital Samária cederá espaço para os atendimentos, com estrutura que permitirá à população acesso a exames de raio-x — serviço que ainda não era oferecido pela UPA. O aparelho será disponibilizado pelo hospital e operado por profissionais da rede municipal.
Fonte: GCD