Durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter marcado uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a próxima semana.
O anúncio ocorreu após um breve encontro entre os dois, nos corredores da ONU, onde trocaram cumprimentos. Apesar das críticas ao Brasil, Trump elogiou Lula e disse ter sentido “boa química” no encontro.
“Ele parece um homem muito legal. Ele gostou de mim, eu gostei dele. Pelo menos por uns 39 segundos tivemos uma excelente química, é um bom sinal”, declarou o republicano.
O comentário foi feito logo depois do discurso de Lula, marcado por críticas aos Estados Unidos. Trump, em seguida, voltou a atacar o Brasil, acusando o país de aplicar tarifas injustas sobre produtos americanos e citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe como justificativa para novas sanções.
“O Brasil agora enfrenta grandes tarifas em resposta aos esforços sem precedentes de interferir com os direitos e liberdades dos nossos cidadãos. Com censura, opressão e corrupção judicial tendo como alvo críticos políticos nos Estados Unidos”, disse Trump.
Apesar das divergências, o presidente americano destacou a disposição para abrir diálogo com o Brasil. Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou sobre o encontro marcado.
Fonte: Correio Braziliense