Tema foi tratado em tribuna, com a presença do fundador do grupo Nova Família
O alcoolismo foi o tema escolhido para debate na sessão da Câmara de Vereadores de Taió, realizada nesta terça-feira (22). Na tribuna, os vereadores receberam o senhor Magno Deeke, fundador do grupo de Alcoólicos Anônimos Nova Família, que abordou a atuação no município.
O grupo existe há 40 anos no Município, antes de 1985 as pessoas com dependência do álcool precisavam se deslocar até Rio do Sul. “Em 1984 eu fui à Rio do Sul durante um ano, para trazer Alcoólicos Anônimos para Taió, porque eu achava que não era só eu que queria parar de beber, ajudando aos outros eu consigo viver um dia de cada vez, só por hoje eu não vou beber”, declarou.
O grupo de Alcoólicos Anônimos Nova Família integra o 1º Distrito de Alcoólicos Anônimos de Blumenau. Ao responder sobre o nome dado ao grupo em Taió, o fundador é objetivo. “Dei esse nome porque a minha primeira, eu troquei por cachaça”, disse Deeke, que ainda complementou estar há 30 anos em sobriedade. “O alcoolismo é uma doença incurável, irreversível e fatal. Muitos companheiros meus já foram embora e eu tenho certeza absoluta que se eu não tivesse parado eu já tinha ido”, afirmou.
O consumo de álcool por jovens foi uma das preocupações apontadas na tribuna, assim como o aumento de dependentes do álcool que tem ficado cada vez mais evidente em praças e locais públicos. “Álcool é a porta de entrada para tudo quanto é substância de droga. Tratamento em clínica não é o suficiente, é preciso dar continuidade” concluiu.
O grupo de Alcoólicos Anônimos Nova Família tem reuniões realizadas todas as sextas-feiras, sempre a partir das 20h. As reuniões são realizadas no Anexo do Salão Paroquial Cristo Rei, na Rua Padre Eduardo.