Notícias

SC está entre os 3 estados brasileiros com maior cobertura vacinal para o HPV

Santa Catarina se destaca como um dos três estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra o HPV, conforme a nota oficial da Prefeitura de Blumenau divulgada nesta segunda-feira, 8. Dados do Ministério da Saúde até 2023 mostram que o estado possui uma cobertura vacinal de 94% para meninas de 9 a 14 anos, superando a meta nacional de 90%. Entre os meninos, o índice é de 75%, a segunda melhor cobertura do país.

“Esses índices seguem a tendência de boas coberturas vacinais que Santa Catarina sempre teve. Precisamos seguir avançando nas ações para proteger nossas crianças e adolescentes, considerando que a vacina fornece imunidade e é uma importante ferramenta de prevenção do câncer”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, em nota oficial.

Desde abril, a vacina contra o HPV passou a ser aplicada em dose única, conforme a recomendação do Ministério da Saúde e de organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O público-alvo da vacinação contra o HPV foi ampliado na última quarta-feira, 3, para incluir pessoas de 15 a 45 anos que tomam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). Elas podem se imunizar contra o vírus procurando uma unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. “Com a medida, será possível ajudar ainda mais na prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e cânceres causados pela doença”, afirma Regina Valim, médica infectologista e gerente de ISTs da Dive, em nota.

Anteriormente, a vacinação já havia sido ampliada para vítimas de violência sexual entre 9 e 45 anos e para pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) a partir dos 2 anos.

O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode causar câncer de colo de útero, outros tumores em homens e mulheres, e verrugas na região genital e no ânus. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer. A vacinação é essencial para prevenir essas condições, especialmente antes do início da vida sexual.

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão