Santa Catarina apresentou um aumento significativo na produção de leite e ovos em 2023, conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE. A produção leiteira estadual cresceu 2,3%, totalizando 3,2 bilhões de litros, mantendo o estado como o quarto maior produtor do país. O avanço superou o crescimento dos principais estados produtores, como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Além do leite, a produção de ovos de galinha e codorna também atingiu recordes históricos. Foram produzidos 285,1 milhões de dúzias de ovos, um aumento de 3,2%. Pela primeira vez, Santa Catarina alcançou a terceira posição no ranking nacional de ovos de codorna, com uma alta de 28,5% em relação ao ano anterior.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destacou o comprometimento dos produtores catarinenses com a qualidade e sanidade dos produtos, o que faz com que os produtos do estado alcancem o mercado interno e mais de 130 países. O valor total da produção de origem animal em Santa Catarina atingiu R$ 8,9 bilhões em 2023, consolidando o estado como referência no setor.