Notícias

Santa Catarina e Portugal Firmam Novas Parcerias em Missão Oficial

Em Portugal, a comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello está avançando em tratativas para estabelecer parcerias e acordos benéficos para ambos os governos. Na terça-feira (9), o grupo se reuniu com o Ministro da Economia português, Pedro Reis.

O encontro focou na retomada de um acordo para modernizar os processos administrativos do setor público e promover o desenvolvimento econômico sustentável entre Santa Catarina e Portugal. O governador Jorginho Mello anunciou que uma missão portuguesa virá ao Brasil no primeiro voo direto da TAP entre Lisboa e Florianópolis, para fortalecer ainda mais os laços e discutir novos avanços.

“Nós estamos reativando esse protocolo que já existia de Santa Catarina, que foi abandonado. Estamos retomando esse protocolo como um guarda-chuva para tratar de muitos assuntos que temos em comum com Portugal. O setor produtivo, o turismo, a economia e a tecnologia”, explicou o governador.

A chegada da missão portuguesa está praticamente agendada para o início do voo da TAP, em 3 de setembro. “Vamos receber uma comitiva portuguesa e organizar uma agenda interessante para eles em Santa Catarina. Com essa comitiva do ministro da Economia, Pedro Reis, vamos iniciar tratativas de negócios e investimentos entre Santa Catarina e Portugal”, finalizou o governador.

Agenda de Trabalho para a Missão de Portugal

O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, foi encarregado de elaborar a agenda de trabalho da missão portuguesa a Santa Catarina, prevista para o segundo semestre deste ano. A reunião foi considerada um importante avanço, retomando um acordo de cooperação que havia sido tentado pela última vez em 2011.

Desde que as conversas foram retomadas em 2023, já houve a confirmação do voo direto entre Europa e Santa Catarina e a promessa de uma nova missão ao Brasil. O ministro Pedro Reis destacou a importância desse novo acordo e o potencial do voo da TAP para fortalecer as relações bilaterais.

“Ao longo da minha vida, fui muitas vezes ao Brasil, tenho lá muitos amigos. Também fiz um estágio profissional no Paraná, na Klabin. Portanto, conheço bem o país e tenho consciência do potencial que esse voo da TAP está por trazer, assim como da força do pulmão industrial e tecnológico de Santa Catarina”, explicou o ministro português Pedro Reis.

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão