O Valor da Produção Agropecuária (VPA) de Santa Catarina atingiu um marco histórico em 2023, totalizando R$ 64,3 bilhões. Isso representa um aumento nominal de 6,6% em relação ao recorde anterior registrado em 2022.
A produção animal, que engloba leite, suínos, frangos e bovinos para abate, foi responsável por 52,6% do VPA total. Esses dados foram divulgados na 44ª edição da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, lançada pela Epagri nesta segunda-feira (6).
De acordo com o analista de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri/Cepa, Tabajara Marcondes, o cálculo do VPA considerou os 62 produtos de maior valor de produção no estado, incluindo produção animal, lavouras e silvicultura.
Os destaques em termos de composição do VPA foram os suínos para abate (20,2%), frangos para abate (16,4%), leite (12,3%) e soja (10,9%). Além disso, o agronegócio catarinense foi responsável por 64,7% das exportações do estado, contribuindo com 4,5% do total das exportações do agronegócio brasileiro.