Notícias

Rio do Sul tem o dia mais chuvoso em oito anos

Desde julho de 2016, quando entrou em funcionamento o sensor que mede nível do rio, precipitação, e outros dados relevantes para a Defesa Civil municipal, Rio do Sul não teve um dia tão chuvoso como este sábado (18). Foram 152,2 milímetros de chuva, superando o então recorde que foi em 4 de maio de 2022, com 99,8 milímetros.

O volume que caiu foi muito acima do que se previa anteriormente, que variava entre 80 e 120 milímetros entre sexta-feira e sábado. O acumulado nos dois dias foi de 167 milímetros.

A situação de alto volume se repetiu em boa parte do Alto Vale, com muita chuva concentrada no sábado em cidades que ficam na bacia do rio Itajaí-Açu, principalmente naquelas que não são atendidas pela contenção das barragens. O resultado disso foi a elevação do nível do rio em quase cinco metros e meio em 24 horas, causando uma nova enchente na cidade.

Registros de precipitação antes de 2016 não podem ser verificados por conta de eventual imprecisão, já que eram feitos com pluviômetros e instalados em locais diferentes do que é medido hoje, na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Jardim América e Canta Galo.

Alerta para deslizamentos

Por conta deste alto volume de chuva concentrado em pouco tempo, a Defesa Civil de Rio do Sul alerta a comunidade sobre o alto risco para deslizamentos de terra, queda de barreira e outras ocorrências associadas a chuva. O morador precisa ficar atento e, caso identifique alguma dessas ocorrências, é importante informar a Defesa Civil pelo telefone 199 e, dependendo da gravidade, sair imediatamente do local.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio do Sul

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão