Na próxima segunda-feira (21), o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, sancionará a lei que autoriza a expansão do Aeroporto Regional Helmuth Baumgarten, localizado em Lontras. A nova legislação permitirá a permuta de imóveis na região, possibilitando a ampliação da pista de pousos e decolagens em mais 150 metros, totalizando 1.220 metros. Essa iniciativa tem como objetivo adequar a infraestrutura do aeroporto para receber voos de maior porte.
A cerimônia de assinatura da lei ocorrerá no próprio aeroporto, a partir das 8h30. Durante o evento, serão anunciadas outras melhorias planejadas para a estrutura.
O consórcio de municípios responsável pela gestão do aeroporto estima que o investimento necessário para as obras será de aproximadamente R$ 5 milhões, com a expectativa de buscar apoio financeiro junto ao governo estadual.
Além da ampliação da pista, outras obras importantes estão em fase de planejamento, incluindo o cercamento e a drenagem da área do aeroporto. O governo do estado já investiu cerca de R$ 2,6 milhões na infraestrutura do Aeroporto Regional Alto Vale. No entanto, ainda existem discussões sobre a viabilidade de futuras expansões e a possibilidade de atrair voos regulares de passageiros.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul) solicitou ao governo estadual a reclassificação do aeroporto para a categoria regional, o que facilitaria sua inclusão na malha aérea estadual. O objetivo é viabilizar o transporte regular de passageiros e aumentar a conectividade com outros aeroportos.
Entretanto, a proposta foi inicialmente rejeitada devido ao desinteresse das companhias aéreas e a questões técnicas, como a vulnerabilidade da área a inundações. Apesar disso, o Codensul já propôs a realização de um novo estudo para reavaliar as condições de expansão do aeroporto, buscando resolver as questões levantadas e viabilizar a operação de voos comerciais.
Enquanto o debate sobre a expansão e o futuro do aeroporto continua, o Plano Aeroviário Estadual pode trazer novas diretrizes. Há também a possibilidade de que um novo local seja considerado para a construção de um aeroporto regional, caso as atuais limitações estruturais e ambientais não possam ser superadas.
Fonte: GCD