Os eleitores que pretendem usar o título de eleitor digital para votar no primeiro turno das eleições, que acontecerá neste domingo (6), devem ficar atentos ao prazo para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta só poderá ser instalada ou atualizada até o dia 5 de outubro, véspera do pleito municipal.
Para os eleitores que votarão no segundo turno, caso ocorra nas respectivas cidades, a atualização do aplicativo deverá ser realizada até 26 de outubro. Vale ressaltar que o e-Título não pode ser emitido no dia da votação.
Substituição do Documento Físico
No dia da eleição, os eleitores poderão usar o e-Título como substituto do documento impresso ou de qualquer documento com foto. Essa alternativa é válida apenas para aqueles que já completaram o cadastro biométrico no Tribunal Regional Eleitoral.
Além de servir como título de eleitor digital, o aplicativo oferece recursos inclusivos para pessoas com deficiência visual, baixa visão ou daltônicos. Por meio dele, os usuários podem também verificar o local de votação, a seção eleitoral, consultar débitos eleitorais e justificar a ausência, caso não possam comparecer.
Como Baixar o e-Título
Até setembro, mais de 46 milhões de eleitores já estavam cadastrados na plataforma, conforme dados do TSE. Importante frisar que eleitores com título de eleitor cancelado não terão acesso à versão digital.
Para baixar o e-Título, os eleitores devem acessar a loja de aplicativos de seus smartphones e realizar o download. Após a instalação, basta clicar em “Começar no e-Título”, aceitar os termos de uso e a política de privacidade e prosseguir. O aplicativo solicitará permissões que podem ser aceitas ou negadas conforme a preferência do usuário. Em seguida, alguns dados pessoais serão confirmados para habilitar a ferramenta. Após preencher as informações necessárias, o usuário deverá seguir o passo a passo para a verificação de identidade e, assim, terá acesso ao título de eleitor digital.
Fonte: ND+
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND