A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) alcançou novos recordes de desempenho em 2024. Nos primeiros sete meses do ano, foram cumpridos 3.929 mandados de prisão, superando os números registrados desde o início do monitoramento, em 2019. Esse total representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Diretoria de Inteligência e Contrainteligência da PCSC.
O delegado-geral Ulisses Gabriel atribui o desempenho excepcional a investimentos promovidos pelo governador Jorginho Mello, como a aquisição de viaturas, armamentos e computadores de alta performance, que fortaleceram a estrutura da instituição. “A motivação dos policiais e a qualidade das investigações são grandes diferenciais da PCSC”, destacou.
Desde o início de sua gestão, o governador Jorginho Mello tem priorizado a reestruturação da administração pública, buscando melhorias significativas na segurança e eficiência da gestão. Ulisses Gabriel enfatiza que, mesmo com déficit de efetivo, a Polícia Civil tem superado os desafios e intensificado o combate ao crime, cumprindo quase quatro mil mandados de prisão até julho, superando a produtividade de anos anteriores.
Entre as delegacias com maior número de mandados de prisão cumpridos, destacam-se as Divisões de Investigação Criminal (DIC) de Lages, Joinville, Chapecó, Tubarão e Blumenau. Outro marco expressivo foi o cumprimento de 4.847 mandados de busca e apreensão, um aumento de 13% em relação ao ano passado. Desse total, 358 mandados foram executados em outros estados, incluindo São Paulo, Paraná e Ceará.
A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) lidera entre as unidades com mais mandados de busca e apreensão cumpridos, seguida pelas delegacias regionais de Blumenau e Joinville. Esses resultados reforçam o compromisso da PCSC em garantir segurança à população, com trabalho contínuo e planejamento estratégico para combater a criminalidade em Santa Catarina.
Fonte: Polícia Civil SC