Na manhã desta quinta-feira (4), o GAECO e a Polícia Militar de Santa Catarina deflagraram a Operação “Shutdown” em Rio do Sul, visando desarticular um grupo criminoso responsável pela exploração de jogos de azar, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro na cidade e região.
O procedimento investigatório criminal é conduzido pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, e as ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias. Até o momento, estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de contas bancárias dos investigados. Já foram apreendidos mais de US$400 mil, cheques, outros objetos e três carros importados de luxo.
As investigações revelaram um grupo altamente estruturado, que utilizava empresas de fachada, “laranjas” e movimentações financeiras complexas para lavagem de dinheiro proveniente da exploração de jogos de azar, especialmente o “jogo do bicho”. O esquema incluía integração do dinheiro ilícito na economia formal, evidenciando crimes financeiros sofisticados de longa duração.
O nome da operação, “Shutdown”, foi escolhido por simbolizar o objetivo de interromper totalmente as atividades ilícitas do grupo. Participam da ação efetivos do GAECO, BOPE, BPCHOQUE, 13º, 21º e 24º Batalhões da PM, além da Agência Central de Inteligência da PMSC, e no Rio Grande do Sul, do GAECO-MPRS e da Brigada Militar. A Polícia Científica de SC presta apoio técnico na preservação das evidências.
As investigações ainda correm sob sigilo, e novas informações serão divulgadas conforme houver publicidade dos autos.