Nesta terça-feira (20), a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Repressão a Roubos e da Delegacia de Combate ao Crime Organizado, ambas vinculadas ao Departamento de Investigação Criminal de Blumenau, deflagrou a operação “Decreto Final”. A ação visou o cumprimento de 21 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa com atuação estadual, envolvida em crimes graves como roubos, tráfico de drogas e homicídios.
A investigação teve início com a prisão de um homem suspeito de roubar uma farmácia em Blumenau no dia 23 de janeiro do ano passado. A partir daí, ficou comprovado que ele integrava a facção criminosa, junto com outros indivíduos de Indaial e Blumenau, todos com antecedentes policiais.
A operação mobilizou 65 policiais civis e foi realizada em Blumenau, Indaial, Timbó, Santa Cecília, Rio do Sul, Trombudo Central e Lages. Contou também com o apoio da Polícia Penal, que coordenou o cumprimento dos mandados nas celas de alguns investigados que já estavam presos. No total, 18 mandados de prisão foram cumpridos, duas pessoas foram presas em flagrante e foram apreendidas drogas, uma arma de fogo e outros itens relevantes para a investigação.