Nesta semana, a onda de calor extremo que vem afetando o Brasil deve atingir seu ponto máximo, trazendo temperaturas superiores a 40ºC em várias regiões do país, segundo a MetSul Meteorologia. O Centro-Oeste e o Sudeste serão as áreas mais impactadas, com destaque para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e cidades do interior de São Paulo, onde as máximas podem ultrapassar os 40ºC por vários dias consecutivos.
Na capital paulista, os termômetros devem marcar até 37ºC na quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13), enquanto no Rio de Janeiro, o calor mais intenso é esperado para o fim da semana, com máximas de 40ºC. O Sul do país também não escapará das altas temperaturas; Porto Alegre, por exemplo, pode enfrentar um dia histórico de calor na quarta-feira, antes da chegada de uma frente fria na quinta-feira que trará alívio temporário.
Além das temperaturas elevadas, o Brasil enfrenta uma massa de ar seco que tem reduzido a umidade relativa do ar a níveis críticos. Em algumas cidades do Centro-Oeste e Sudeste, os índices têm ficado abaixo de 10%, comparáveis aos de um deserto, agravando os riscos de desidratação e complicações respiratórias. Autoridades recomendam cuidados especiais, como evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes e manter os ambientes umidificados.