As obras de sobrelevação da BR-470 estão na fase final, com destaque para o avanço no trecho de Agronômica, onde a rótula já está preparada para a pavimentação. O trabalho que resta é a finalização dos canteiros com solo e grama, além da instalação da sinalização horizontal e vertical. A defesa metálica também começou a ser implantada.
Em Laurentino, os trabalhos estão um pouco mais atrasados, mas a equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê concluir a etapa até o final de fevereiro. Após a finalização da rótula em Agronômica, as equipes devem focar nos serviços em Laurentino para acelerar o andamento da obra.
Além disso, a área onde ocorreu um escorregamento de terra está sendo monitorada. O supervisor local do DNIT, Cristhiano Zulianello, afirmou que a situação não é tão crítica quanto parece. Uma escavadeira deve iniciar o trabalho de remoção do material ainda esta semana para reforçar a estrutura do aterro.
O objetivo das intervenções na BR-470 é garantir maior fluidez ao trânsito, especialmente em períodos de cheia, com a elevação da pista em até dois metros. Esse alteamento visa reduzir os impactos causados por alagamentos na região e melhorar a segurança nas margens da rodovia. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em breve, trazendo mais segurança e eficiência ao trecho.
Fonte: GCD