Pesquisadores alertam para os riscos de um novo coronavírus encontrado em morcegos em Hong Kong, China, após um estudo conjunto realizado pelo Instituto de Virologia de Wuhan e o Laboratório de Guangzhou, publicado recentemente na revista Nature. O vírus, denominado HKU5-CoV-2, foi identificado por meio de testes realizados em laboratório, utilizando a técnica Crio-EM, que revelou uma capacidade de adaptação ao sistema de células humanas muito mais eficaz do que outras linhagens do coronavírus.
O estudo destaca que o novo vírus possui um modo de ligação distinto de outros coronavírus conhecidos, e com isso, um risco maior de transmissão entre seres humanos. A pesquisa aponta que a linhagem HKU5-CoV-2 possui uma capacidade melhor de interação com o receptor ACE2, presente em células humanas, o que torna possível a infecção humana.
Os cientistas alertaram sobre o potencial do vírus se espalhar, não apenas entre os animais, mas também entre as pessoas, seja por transmissão direta ou intermediária. “Os merbecovírus de morcegos, que são filogeneticamente relacionados ao MERS-CoV, apresentam alto risco de transmissão para humanos”, afirmaram os pesquisadores.
A descoberta aumenta as preocupações globais sobre uma possível nova pandemia, com as autoridades e cientistas monitorando de perto o desenvolvimento dessa linhagem do coronavírus. A pesquisa completa foi publicada na plataforma científica Cell, detalhando os achados e os próximos passos necessários para o acompanhamento desse vírus emergente.
Fonte: ND+