O Governo de Santa Catarina agora permite o pagamento do IPVA e de outras taxas veiculares via PIX. A nova funcionalidade, implementada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e o Detran/SC, também vale para licenciamento, registro e demais débitos vinculados aos veículos, tornando o processo mais prático e rápido para os contribuintes.
A modernização do sistema faz parte de um esforço para digitalizar os serviços públicos e oferecer alternativas mais acessíveis à população. Com o uso do PIX, o pagamento é compensado em poucos minutos, sem depender exclusivamente de bancos conveniados.
Além da comodidade, o uso do PIX deve gerar uma economia anual estimada em R$ 2,2 milhões aos cofres públicos, graças à redução nas tarifas bancárias — valor que antes era maior no modelo de boleto tradicional.
Como funciona o pagamento via PIX
Agora, os boletos do IPVA já vêm com um QR Code integrado, permitindo o pagamento imediato via aplicativos bancários. Os contribuintes podem optar por pagar em cota única ou parcelar em até três vezes, tanto com PIX quanto por código de barras. Já no cartão de crédito, o parcelamento pode chegar a até 12 vezes.
O sistema PIX também já é aceito no Estado para pagamento de outros tributos, como ICMS, ITCMD e taxas ligadas à segurança pública, como segunda via de documentos.
Atenção a golpes
O Detran-SC alerta que o QR Code para pagamento do IPVA deve ser gerado exclusivamente no portal do Detran Digital, com acesso via login do gov.br. O órgão reforça que não envia links, códigos ou boletos por e-mail, SMS ou outros canais de mensagem.
Caso identifique qualquer tentativa de golpe, o cidadão deve acionar imediatamente o Detran-SC e a Polícia Civil.
Para confirmar a autenticidade do pagamento, o destinatário exibido na tela do banco deve ser a Secretaria de Estado da Fazenda, com conta no Banco do Brasil S.A. e CNPJ nº 82.951.310/0001-56.
Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC