O Governo Federal anunciou uma proposta para isentar do pagamento de Imposto de Renda (IR) os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês. A medida foi apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um pronunciamento nacional, e será acompanhada por um pacote de cortes em gastos obrigatórios.
De acordo com o ministro, a iniciativa não terá impacto nas contas públicas, pois será compensada pela taxação adicional de pessoas com rendimentos acima de R$ 50 mil mensais, em conformidade com padrões internacionais.
“É o Brasil justo, com menos imposto e mais dinheiro no bolso para investir no seu pequeno negócio, impulsionar o comércio no seu bairro e ajudar a sua cidade a crescer”, afirmou Haddad, destacando o compromisso com a justiça tributária.
A proposta faz parte da segunda etapa da reforma tributária, que busca ajustar o Imposto de Renda e ampliar os benefícios à população, complementando a reforma tributária do consumo aprovada no ano passado.
O ministro também destacou que a medida trará impactos positivos para a classe média e baixa, ao combinar a isenção do IR com a retirada de tributos sobre itens da cesta básica, como a carne, promovendo maior equilíbrio social.
A proposta agora segue para avaliação e aprovação, reforçando o compromisso do governo com uma tributação mais justa e inclusiva no Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Canal Gov