Na manhã desta terça-feira (27), data em que se celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Militar Ambiental deflagraram a Operação “Silvam Vindicat”, voltada ao combate de um esquema criminoso de desmatamento ilegal no Alto Vale do Itajaí.
A operação, conduzida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Campo, cumpriu sete mandados de busca e apreensão no município de Santa Terezinha. As investigações apontam que o grupo criminoso, bem estruturado, atuava com a extração e comercialização ilegal de madeira nativa em plena Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do país.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos caminhões, tratores, equipamentos diversos, armas de fogo e madeira extraída ilegalmente. Segundo a Polícia Militar Ambiental, cerca de 1.276 hectares já foram desmatados clandestinamente. O grupo utilizava estratégias sofisticadas, como serrarias móveis, veículos adaptados, depósitos camuflados e acessos clandestinos para escoar o material.
A escolha do nome da operação — Silvam Vindicat, que em latim significa “A floresta reivindica” — faz alusão ao papel da natureza em busca de justiça, reforçado pela coincidência com o Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio. A data tem como objetivo lembrar a importância da preservação da segunda maior floresta tropical do Brasil, que hoje possui apenas cerca de 29% de sua cobertura original preservada.
Com informações de NSC Total, Primeira Página SC e Rede Web TV.