Na próxima quarta-feira (26), o Governo de Santa Catarina, por meio do governador Jorginho Mello (PL), lançará o edital para um superconcurso na área da Educação, com 10 mil vagas. O anúncio será realizado na Secretaria de Estado da Educação, localizada em Florianópolis.
O concurso oferecerá vagas efetivas para diversas funções, abrangendo professores e profissionais administrativos e pedagógicos. Entre as posições disponíveis estão assistentes da educação, assistentes-técnico pedagógicos, supervisores, orientadores, bibliotecários, nutricionistas e psicólogos. Os aprovados atuarão em escolas estaduais, Coordenadorias Regionais de Educação e na própria Secretaria de Educação.
Este concurso atende a uma demanda do movimento grevista que ocorreu entre abril e maio deste ano. O Estado enfrenta um déficit significativo de professores efetivos, com sete em cada dez docentes sendo temporários, segundo o levantamento do Todos pela Educação. Atualmente, Santa Catarina conta com 39.144 professores ativos, dos quais 32 mil são contratados temporariamente por até um ano, conhecidos como ACTs.
A Furb foi escolhida como a banca organizadora do concurso, contratada por dispensa de licitação. As provas estão previstas para serem aplicadas em várias cidades de todas as regiões do Estado.
Com 10 mil vagas simultâneas, este será o maior concurso público já realizado na história de Santa Catarina.