Notícias

Receita Federal Libera Consulta ao Segundo Lote da Restituição do Imposto de Renda 2024

Nesta sexta-feira (21), a Receita Federal abriu a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes podem verificar se têm direito à restituição pela internet, e o pagamento será efetuado no dia 28 de junho. Além das restituições referentes a 2024, este lote inclui valores residuais de exercícios anteriores.

Ao todo, R$ 8.233.033.666,30 serão destinados aos contribuintes que possuem prioridade garantida por lei. Os grupos prioritários incluem:

– 140.360 idosos acima de 80 anos
– 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos
– 66.287 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave
– 459.444 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério

Além destes, 3.812.767 contribuintes não prioritários que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX também foram incluídos no lote. Em decorrência do estado de calamidade no Rio Grande do Sul, 330.736 declarações de contribuintes do estado foram priorizadas, totalizando R$ 403.680.148,47.

Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O valor da restituição será creditado na conta bancária indicada na declaração ou através de chave PIX. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis no Banco do Brasil por até 12 meses. Após esse período, a solicitação deve ser feita pelo Portal e-CAC.

O calendário de restituição do IR 2024 é o seguinte:

– Primeiro lote: 31 de maio (já pago)
– Segundo lote: 28 de junho
– Terceiro lote: 31 de julho
– Quarto lote: 30 de agosto
– Quinto e último lote: 30 de setembro

Os contribuintes devem verificar regularmente a situação de sua restituição e corrigir eventuais pendências através do e-CAC.

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão