Notícias

Governador Acompanha Obras de Dragagem no Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

Na tarde de quinta-feira (4), o governador Jorginho Mello esteve presente em Rio do Sul para acompanhar os trabalhos de dragagem do Rio Itajaí-Açu. O objetivo da dragagem é remover galhos, areia, lama e outros detritos que obstruem o fluxo do rio, ação essencial para a prevenção de enchentes e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

O Governo de Santa Catarina está investindo R$ 16,2 milhões no desassoreamento dos rios e na limpeza das margens. O projeto abrange um trecho de 8,2 quilômetros, envolvendo os rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste e, após a junção deles, o próprio Rio Itajaí-Açu.

Durante sua visita, o governador Jorginho Mello ressaltou a importância do projeto para a proteção da população: “Pela primeira vez, o Governo do Estado tirou do papel esse projeto de dragagem do Rio Itajaí-Açu. Essa era uma obra aguardada há anos pelas famílias que moram próximas da margem do rio e que sofrem com alagamentos por conta das fortes chuvas. A proposta é limpar o rio para dar mais vazão à água e evitar grandes prejuízos para a população. Começamos por Rio do Sul e vamos levar esse mesmo projeto para outras regiões de Santa Catarina.”

Em quase dois meses de obras, mais de 300 caminhões de material, incluindo galhos de árvore, lama, areia, pneus e outros objetos, já foram retirados do rio. A iniciativa visa mitigar e prevenir as cheias no Alto Vale do Itajaí, uma das regiões mais atingidas por enchentes em Santa Catarina. A medida busca evitar que situações como as enchentes de 2023 voltem a ocorrer no Vale do Itajaí.

Morador de Rio do Sul desde a década de 1970, o marceneiro Arduino Ramos chamou a obra de um feito histórico para o município: “Eu moro aqui desde 1977 e nunca tinha visto uma draga na água. Agora temos uma esperança boa de que vai dar certo. A cada chuva era uma tensão diferente, até mesmo caminhão de frete a gente já preparava”, relembrou.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, explicou que a próxima etapa será em Rio do Oeste: “Essa é uma visita para mostrar ao governador que os trabalhos estão avançando aqui em Rio do Sul. É um grande projeto para ampliar a proteção das famílias que costumam ser afetadas pelas enchentes no Alto Vale do Itajaí. Avançando essa etapa, o próximo trecho para esse serviço será em Rio do Oeste.”

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão