O governador Jorginho Mello se reuniu nesta quarta-feira, 9, com autoridades para monitorar as chuvas que atingem Santa Catarina e reforçar ações de prevenção. A previsão indica que até sexta-feira, 11, o estado pode receber entre 150 e 200 mm de precipitação, mas de forma distribuída. Estavam presentes na reunião o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano Bastos.
Durante o encontro, Mello destacou que, apesar da situação não ser alarmante, é fundamental que a população esteja atenta aos sinais de deslizamentos e cheias de rios. “O foco é na prevenção. Estamos atuando para que todos fiquem alertas e não sejam surpreendidos pelos eventos climáticos”, disse o governador.
O secretário Fabiano de Souza informou que o governo estadual já preparou todos os órgãos do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) para uma resposta rápida em caso de necessidade. Ele destacou que as regiões do Vale do Itajaí e do Litoral Norte são as áreas com maior previsão de chuvas e, por isso, receberam maior atenção.
Além disso, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) mobilizou as equipes de Força-Tarefa em Canoinhas, Lages, Rio do Sul e Curitibanos, prontas para agir caso as chuvas provoquem alagamentos ou deslizamentos. O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos, ressaltou que todos os recursos estão posicionados para atender possíveis emergências no estado.
Fonte: ASCOM/CBMSC
Foto: Roberto Zacarias / SECOM