Na manhã desta sexta-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, deflagrou a operação “Verus Dominus”. Durante a ação, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí, com o objetivo de combater a fraude em licitações, organização criminosa, sobrepreço, desvio de recursos públicos e corrupção ativa e passiva.
A investigação revelou um esquema complexo, que envolvia tanto funcionários públicos quanto empresários, com a finalidade de facilitar fraudes em licitações e contratações públicas. O foco da operação está em contratos ligados à Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul, incluindo a contratação de empresas para realização de exames médicos e reparos em postos de saúde afetados pelas enchentes de 2023. Além disso, também foram identificadas dispensas de licitação relacionadas à manutenção e fornecimento de peças para aparelhos de ar-condicionado.
Foram realizadas buscas nas sedes da Prefeitura e da Secretaria de Saúde de Rio do Sul, além das residências dos investigados e de empresas envolvidas no esquema. A operação ainda está em andamento e, devido ao sigilo da investigação, novas informações serão divulgadas conforme o processo judicial avance.
A operação leva o nome de “Verus Dominus”, que, traduzido do latim, significa “verdadeiro dono”. O nome faz referência a um dos principais investigados, que utilizava um método para ocultar sua verdadeira condição de proprietário de empresas envolvidas no esquema, criando pessoas jurídicas em nome de “laranjas”.
O GAECO, força-tarefa composta pelo Ministério Público e diversas forças policiais, segue com o trabalho de identificação e repressão a organizações criminosas no estado
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC