Na manhã desta terça-feira (26), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO e com apoio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ibirama, deflagrou a Operação Expurgo II. A ação tem como objetivo combater a produção e o armazenamento de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Nesta fase da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Criciúma, no sul de Santa Catarina, e Ibirama, no Vale do Itajaí. As decisões foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Rio do Sul.
Segundo as investigações, o suspeito armazenava arquivos com cenas de exploração sexual infantil e buscava contato com mães de menores, tentando induzi-las a produzir esse tipo de material envolvendo seus próprios filhos.
A Operação Expurgo II é um desdobramento da primeira fase, realizada em junho deste ano, quando quatro investigados foram presos em flagrante e outros dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diferentes cidades do estado.
O GAECO informou que o nome da operação reflete a intenção de realizar uma “limpeza profunda” para erradicar totalmente esses crimes. A Polícia Científica de Santa Catarina prestou apoio técnico para garantir a preservação das evidências.
As investigações continuam em sigilo, com o objetivo de confirmar o envolvimento dos alvos e identificar outros possíveis participantes da rede criminosa. Novas informações serão divulgadas assim que houver publicidade dos autos.
Foto: Gaeco/Divulgação