Notícias

Farmácia Popular Adiciona Dez Novos Medicamentos à Distribuição Gratuita

A partir desta semana, o programa Farmácia Popular ampliará sua lista de medicamentos distribuídos gratuitamente, incluindo agora remédios para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Antes, apenas medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram oferecidos gratuitamente em unidades credenciadas.

Com essa atualização, 39 dos 41 itens disponibilizados pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente. Os outros medicamentos e insumos do programa continuam com o modelo de copagamento, onde o Ministério da Saúde cobre até 90% do valor de referência e o cidadão arca com o restante.

A lista de medicamentos abrangidos pelo Farmácia Popular agora inclui:
– Asma: brometo de ipratrópio, dipropionato de beclometasona, sulfato de salbutamol.
– Diabetes: cloridrato de metformina, glibenclamida, insulina humana regular.
– Hipertensão: atenolol, besilato de anlodipino, captopril, cloridrato de propranolol, hidroclorotiazida, losartana potássica, maleato de enalapril, espironolactona, furosemida, succinato de metoprolol.
– Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona, etinilestradiol + levonorgestrel, noretisterona, valerato de estradiol + enantato de noretisterona.
– Osteoporose: alendronato de sódio.
– Dislipidemia: sinvastatina.
– Doença de Parkinson: carbidopa + levodopa, cloridrato de benserazida + levodopa.
– Glaucoma: maleato de timolol.
– Rinite: budesonida, dipropionato de beclometasona.
– Dignidade menstrual: absorventes higiênicos.

Além disso, o Farmácia Popular continua a oferecer medicamentos na modalidade de copagamento, incluindo dapagliflozina para diabetes associada a doenças cardiovasculares e fraldas geriátricas para quadros de incontinência.

Criado em 2004, o Farmácia Popular visa a disponibilização de medicamentos e insumos de saúde. O programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, abrangendo cerca de 4,7 mil cidades e mais de 31 mil estabelecimentos credenciados, com capacidade para atender 96% da população brasileira. O Ministério da Saúde planeja universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional, e recentemente credenciou 536 novas farmácias em 380 municípios do Programa Mais Médicos, incluindo muitas cidades do Norte e Nordeste.

O Ministério da Saúde mantém o credenciamento aberto em 811 cidades, priorizando as participantes do Mais Médicos, para diminuir os vazios assistenciais e alcançar a meta de cobertura nacional.

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão