Empresas sediadas em Santa Catarina conquistaram um total de sete operações de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de impulsionar suas exportações, por meio de linhas de crédito com taxas reduzidas. O montante destinado ao estado pela linha BNDES Exim Pré-embarque atingiu expressivos R$430 milhões.
As operações de financiamento, aprovadas para empresas como Vimepel Indústria de Papel, Weg, Tupy, Schulz, Incasa e Temasa, abrangem setores diversos, como metalurgia, utilidades domésticas, equipamentos elétricos, automotivo e químicos.
Em 22 de fevereiro deste ano, o BNDES implementou uma redução de até 60% nas taxas de juros para tais operações, cujo valor total destinado a todo o país foi de R$2 bilhões. Surpreendentemente, em apenas cinco dias, a totalidade dos recursos disponíveis foi alocada.
O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, enfatiza que o apoio às exportações de empresas brasileiras é uma ação estratégica da instituição, que visa fortalecer a indústria nacional, tornando-a competitiva no mercado internacional e promovendo a geração de empregos no país.
A linha BNDES Exim Pré-embarque, criada para apoiar empresas na produção de bens voltados para a exportação, funciona através do recebimento dos recursos no Brasil, condicionados à comprovação posterior da exportação dos produtos. A amortização do financiamento pode ser realizada diretamente com o agente financeiro repassador ou com o próprio BNDES.