Neste sábado, 13 de julho, celebra-se o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), uma data destinada a aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por indivíduos com essa condição. Em Santa Catarina, 14.580 estudantes da rede estadual de ensino foram diagnosticados com TDAH, representando aproximadamente 2,7% do total de alunos, conforme dados da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
Dentre os estudantes diagnosticados, 8.167 recebem atendimento especializado em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde são oferecidos suporte e recursos específicos para enfrentar as dificuldades relacionadas ao transtorno. Grazielle Franciosi da Silva, supervisora de Atividades Educacionais da FCEE, destaca a importância desse suporte para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.
A FCEE desempenha um papel fundamental na inclusão desses estudantes, capacitando professores de educação especial e oferecendo suporte acadêmico nas turmas de AEE. O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) da FCEE, localizado em São José, na Grande Florianópolis, concentra seus esforços na área de TDAH, promovendo pesquisas, capacitações e assessorias para as escolas estaduais, além de manter turmas específicas de AEE.
O TDAH é caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade, geralmente identificado na infância e podendo persistir ao longo da vida. O tratamento inclui apoio pedagógico, medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia, sendo essencial um diagnóstico realizado por profissionais especializados, como psiquiatras, neurologistas ou neuropediatras.
Entre os sintomas mais comuns em crianças estão a agitação, dificuldade de concentração, fácil distração e impulsividade. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o esquecimento é uma das queixas frequentes dos pais de crianças com TDAH.
A celebração do Dia Mundial do TDAH é um momento crucial para reforçar a importância do diagnóstico precoce e do apoio contínuo a todos os indivíduos afetados, garantindo-lhes uma educação inclusiva e de qualidade.