Notícias

Defesa Civil Fecha Comportas das Barragens no Alto Vale do Itajaí Devido a Alerta de Chuva Intensa

A Defesa Civil de Santa Catarina tomou medidas preventivas diante do alerta de chuvas intensas previstas para os próximos dias no Alto Vale do Itajaí. Na noite de quarta-feira, 10 de julho, as comportas das barragens de Taió (Oeste) e Ituporanga (Sul) foram fechadas para reduzir o risco de enchentes nos municípios da região.

De acordo com o comunicado emitido, a partir desta quinta-feira, 11 de julho, são esperados acumulados de chuva entre 50 a 80 milímetros, com possibilidade de volumes pontuais ainda maiores. Os municípios de Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul estão sob alerta de emergência, com possíveis impactos previstos para a noite de quinta-feira até a madrugada de sexta-feira, 12 de julho.

Em Taió, todas as sete comportas da Barragem Oeste foram fechadas, enquanto em Ituporanga duas comportas foram fechadas e três permanecem abertas na Barragem Sul. Essas ações são essenciais para controlar os níveis dos rios e evitar enchentes na região.

Rio do Sul, que enfrentou sua terceira enchente do ano na segunda-feira, 8 de julho, se prepara para uma possível nova inundação. As chuvas intensas do final de semana elevaram o nível do Rio Itajaí-Açu na cidade, que alcançou 7,39 metros. Como precaução, abrigos foram abertos para a população, com 63 pessoas atualmente alojadas. A previsão indica que uma nova enchente poderá ocorrer nos próximos dias, com a cota de inundação mantida em 8 metros e o nível de atenção em 8,5 metros. Às 10h da manhã desta quinta-feira, 11 de julho, o rio estava em 5,77 metros.

Para acompanhar a situação de inundação em cada rua, os moradores podem acessar informações detalhadas no site da Defesa Civil de Rio do Sul (https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/).

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão