Notícias

Conta de Luz Fica Mais Cara em Julho com Ativação da Bandeira Amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz dos brasileiros sofrerá um acréscimo em julho, devido ao acionamento da bandeira amarela. O aumento será de R$ 1,88 para cada 100 kWh consumidos. Essa decisão foi motivada pela previsão de chuvas abaixo da média e pela expectativa de aumento no consumo de energia.

Este é o primeiro ajuste na bandeira tarifária desde abril de 2022, marcando o fim de 26 meses consecutivos com a bandeira verde. Conforme ressaltado pela Aneel, o sistema de bandeiras permite que os consumidores façam escolhas de consumo que ajudam a reduzir os custos de operação do sistema, minimizando a necessidade de acionamento das usinas termelétricas.

A escassez de chuvas e as temperaturas mais altas elevam os custos de geração de energia nas hidrelétricas, tornando necessário o uso das termelétricas, que têm um custo operacional mais alto. Esse cenário justifica a implementação da bandeira amarela, que sinaliza um aumento nos custos de energia.

Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo real da energia gerada, incentivando o uso consciente da eletricidade. As bandeiras – verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2) – indicam o custo da energia com base nas condições de geração, sendo a bandeira vermelha a mais cara e a verde, a mais barata.

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão