Notícias

Chuvas Intensas Atingem Santa Catarina: 24 Cidades Afetadas e 10 em Estado de Emergência

Santa Catarina enfrenta uma grave crise climática após fortes chuvas no último fim de semana, que causaram extensos danos em diversas regiões do estado. De acordo com a Defesa Civil, 24 municípios foram severamente afetados pelas enchentes, e 10 deles decretaram estado de emergência.

As autoridades locais relataram que uma pessoa está desaparecida e outra sofreu ferimentos. Quase mil residentes precisaram evacuar suas casas desde o início das tempestades. As chuvas torrenciais ocorreram entre 11 e 13 de maio e voltaram a castigar a região entre 17 e 19 de maio, resultando em deslocamentos significativos da população e consideráveis perdas materiais.

O município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, registrou o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18), deixando 431 pessoas desabrigadas. No sul do estado, São João do Sul, que faz divisa com o Rio Grande do Sul, enfrenta inundações desde o início do mês, com 142 pessoas desalojadas e várias comunidades isoladas.

Além de Rio do Sul, as cidades de Rio do Oeste e Botuverá emitiram decretos de emergência devido às inundações recentes. Outros municípios, como Passo de Torres, Sombrio, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá, já haviam declarado emergência após as chuvas de meados de maio.

Embora o início desta semana tenha sido ensolarado, previsões meteorológicas indicam a chegada de uma nova frente fria a partir de quinta-feira (23), trazendo ventos fortes de até 30 km/h e rajadas de 50 a 70 km/h, o que pode agravar ainda mais a situação.

As equipes de emergência permanecem em alerta, prestando assistência às áreas afetadas e se preparando para enfrentar possíveis novas adversidades climáticas nos próximos dias.

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão