Desde a madrugada desta quinta-feira (16), Santa Catarina enfrenta chuvas intensas, com volumes que já representam até 70% da média mensal de janeiro em algumas regiões. O fenômeno, segundo a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), é causado pela circulação marítima, intensificada pelas condições geográficas do estado.
A circulação marítima ocorre quando ventos úmidos do oceano encontram áreas de relevo, favorecendo a precipitação. Embora comum no verão, neste episódio, a intensidade foi mais elevada, impactando especialmente o Baixo Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis.
“A combinação entre a circulação marítima e o relevo da região intensificou as chuvas, que têm sido contínuas e fortes, contribuindo para o grande volume acumulado de água,” destacou a Defesa Civil.
Esse tipo de fenômeno pode gerar um ciclo de precipitações prolongadas, exigindo atenção da população e das autoridades. A previsão é de que as condições de instabilidade climática persistam até a noite desta quinta-feira.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e reforça a importância de a população estar atenta a alertas e preparada para possíveis mudanças climáticas inesperadas.
Fonte: SCC10
Foto: Kauan Dalpra/SCC SBT