Três casos de escabiose, conhecida como sarna humana, foram registrados na Escola Municipal Professora Marise Travasso, localizada no bairro Itinga, em Araquari, no Norte catarinense. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quinta-feira, 18. Um quarto caso suspeito ainda não foi confirmado pelas autoridades de saúde.
Em resposta, a Vigilância Epidemiológica de Araquari emitiu um ofício recomendando a intensificação da limpeza nas escolas e centros de educação infantil (CEI’s) do município. Embora os casos não se tenham registrado no mesmo período de transmissibilidade e não caracterizem um surto epidemiológico, a medida visa prevenir a disseminação da doença e de outras infecções contagiosas, como o pé-mão-e-boca.
As aulas em Araquari estão suspensas devido ao recesso escolar até o dia 26 de julho, proporcionando um período oportuno para realizar a limpeza e desinfecção dos ambientes escolares.
A escabiose, causada por um ácaro que provoca coceira e possíveis infecções na pele, é uma doença contagiosa que se propaga facilmente em ambientes fechados. O tratamento é geralmente feito com pomadas, loções e medicamentos prescritos por médicos. Para evitar a proliferação, é essencial manter uma rotina de higienização adequada e lavar separadamente roupas e itens de cama utilizados pelas pessoas contaminadas.