Com a morte do britânico John Tinniswood, aos 112 anos, anunciada nesta terça-feira (26) pelo LongeviQuest, o brasileiro João Marinho Neto tornou-se o homem mais velho do mundo. Nascido em 5 de outubro de 1912, em Maranguape, Ceará, ele é o último homem vivo nascido naquele ano.
Marinho Neto viveu boa parte de sua vida em Apuiarés, onde ajudava na lavoura de sua família desde jovem. Filho de fazendeiros, enfrentou períodos de seca no nordeste, mas construiu uma grande família ao longo dos anos. No primeiro casamento, com Josefa Albano dos Santos, teve quatro filhos. Em sua segunda união, com Antonia Rodrigues Moura, teve mais três filhos.
Em abril de 2024, ele já havia se tornado o homem mais velho da América Latina, superando a marca de 111 anos e 180 dias após o falecimento do venezuelano Juan Vicente Pérez, que tinha 114 anos. Agora, aos 112 anos, lidera a lista dos homens mais longevos do planeta.
Outros nomes que figuram no ranking incluem o paraibano Josino Levino Ferreira, o australiano Ken Weeks e o mexicano Hilario Orozco Lemus, todos com 111 anos, além do paulista Primo Olivieri, que possui 110 anos.
Foto: Longeviquest/Divulgação