Entidade tem oferecido apoio especializado para crianças autistas e aguarda convênios para manter atendimentos na região
O Abril Azul foi encerrado na Câmara de Vereadores com a participação da Associação dos Amigos do Autista – AMA Regional Taió. O mês é voltado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e uma série de debates tem sido realizada neste período na tribuna do Legislativo taioense.
A presidente da AMA, Carla Balak apresentou uma atualização de dados do Centro de Controle de Doenças Americano o (CDC). “Até duas semanas, falava-se em prevalência de uma criança autista em 36 crianças. Hoje o CDC fala que a cada 31 crianças nascidas, uma é autista, então é um aumento de 16%”.
Criada no ano passado, a AMA Regional Taió atende mais de 100 crianças acima dos seis anos. A idade estipulada foi justamente para não conflitar com o serviço que já é fornecido pela APAE de Taió, que presta o atendimento para crianças autistas com idade entre zero e seis anos.
Entre os benefícios que a AMA tem oferecido em Taió estão consultas, atendimentos e atividades com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, professor de música e de artes, e neuropsicopedagogos. A especialidade de Neurologista é um desafio enfrentado na região. “Hoje nós atendemos 63 crianças com Neurologista em Balneário Camboriú, através de um convênio que conseguimos”, informou Carla.
A busca por recursos financeiros para manter todos os serviços ofertados é outro entrave enfrentado pela AMA Regional. De acordo com a presidente da entidade, já há pareceres positivos das prefeituras de Mirim Doce e Salete e a documentação também já foi encaminhada para a prefeitura de Taió. “Nós damos conta de fazer esses atendimentos, mas precisamos de respaldo financeiro, então nós dependemos muito de convênios. A gente faz ações e conta com a parceria muito grande da comunidade”, comentou.
Com o encerramento do Abril Azul, a presidente da AMA Regional Taió também fez um apelo às autoridades em geral em todas as esferas, para que a causa seja lembrada e trabalhada o ano inteiro. “Não esqueçam dos outros 11 meses, porque a gente que vive essa luta como mãe de autista, como defensora da causa, lutamos pela inclusão o ano inteiro”, concluiu.
Os vereadores aprovaram uma Moção de Aplausos destinada à entidade pelos serviços e pelo apoio prestado aos autistas e às famílias dos autistas do município de Taió e de cidades vizinhas.