A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação Deadcoin, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável por crimes de estelionato e lavagem de dinheiro em diversos municípios do Sul do Brasil, com foco na região do Oeste Catarinense. A operação é resultado de investigações que identificaram fraudes financeiras envolvendo milhares de vítimas.
A ação cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como Jaraguá do Sul, Chapecó, Joinville, São Miguel do Oeste e Caxias do Sul. De acordo com a PF, a organização oferecia investimentos com promessas de altos rendimentos, mas após novos depósitos, os clientes não viam mais os retornos e tinham o dinheiro bloqueado.
Além das fraudes financeiras, as investigações revelaram um esquema de engenharia financeira voltado para a lavagem de dinheiro e evasão de divisas para paraísos fiscais. O grupo utilizava os recursos obtidos para adquirir bens de luxo, como imóveis e automóveis fora do Brasil.
A operação resultou na expedição de mandados de prisão preventiva e o acionamento da INTERPOL para localizar investigados foragidos. Os envolvidos podem enfrentar penas de até 30 anos de prisão pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes contra o sistema financeiro.
A PF segue com a operação para aprofundar as investigações e identificar novos envolvidos no esquema.