Notícias

Rio do Sul confirma caso de coqueluche e aguarda resultado de segundo caso suspeito

A cidade de Rio do Sul confirmou recentemente um caso de coqueluche e aguarda o resultado de um segundo caso suspeito. A coqueluche, também conhecida como “tosse comprida”, é uma doença infecciosa altamente transmissível, causada por uma bactéria que afeta as vias respiratórias, especialmente em crianças.

A Técnica de Enfermagem responsável pelo setor de imunização de Rio do Sul, Elisiane Tomiosso, alertou para a facilidade de transmissão da doença, que pode ser transmitida por vias aéreas, com uma pessoa infectada podendo contaminar de 12 a 17 pessoas no mesmo ambiente. A vacinação é a principal forma de prevenção, com doses oferecidas gratuitamente na rede pública para bebês, gestantes e profissionais de saúde.

Atualmente, o caso confirmado na cidade não é grave e a pessoa está em tratamento domiciliar. Até o momento, seis testes foram realizados, com cinco descartados e um aguardando o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Elisiane destacou a importância de exames realizados por esse laboratório oficial, uma vez que testes particulares não são considerados para vigilância epidemiológica.

Os principais sintomas da coqueluche incluem tosse seca e persistente, febre, coriza, dor no corpo e cansaço. Caso esses sintomas sejam identificados, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente. O tratamento, que inclui antibióticos, é fundamental para interromper a transmissão da doença.

Fonte: GCD

Faça parte do nosso Grupo e receba no WhatsApp notícias do Portal OBV. publicidade

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão