Em 2024, o Ministério da Saúde realizou a incineração de 10,9 milhões de vacinas que estavam com a validade expirada. Dentre as doses descartadas, 6,4 milhões eram vacinas contra a covid-19. Além disso, foram incineradas 3,1 milhões de doses da vacina infantil DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, e outras 663,2 mil doses de imunizantes contra a febre amarela.
A quantidade de vacinas descartadas poderá aumentar até o fim do ano, pois há ainda 12 milhões de doses de vacinas da Janssen contra a covid-19 com prazo de validade já expirado, atualmente estocadas pelo ministério. Os dados foram divulgados em 25 de outubro, por meio da Lei de Acesso à Informação, conforme reportado pela coluna de Tácio Lorran, do Metrópoles.
Em nota, o Ministério da Saúde apontou que campanhas de desinformação sobre a vacinação contra a covid-19 contribuíram para a desconfiança da população quanto à eficácia e segurança dos imunizantes, impactando a adesão às campanhas de vacinação. A pasta reforçou que o Programa Nacional de Imunizações busca mitigar desperdícios com medidas como a entrega parcelada de doses e a possibilidade de substituição por versões atualizadas das vacinas.
Apesar dessas precauções, o ministério destaca que “perdas percentuais mínimas são previstas mundialmente na construção de políticas públicas de saúde, devido à necessidade de manter uma reserva técnica”.
Fonte: Terra
Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ ND